Faltam poucos dias para a abertura das candidaturas às verbas do QREN relativas ao ano de 2011, numa altura em que já são conhecidas as verbas disponíveis para a região Centro e Algarve. O dia 1 de Fevereiro marca o arranque das candidaturas que devem ser apresentadas num prazo de 60 dias.
Para os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa estão disponíveis nove milhões de euros. Já o Algarve vai contar com apenas 3 dos 6 milhões previstos inicialmente. Depois das reuniões realizadas entre autarcas, comissões de coordenação regionais e federações de bombeiros, entre outras entidades, o Algarve viu-se obrigado a ‘ceder’ 3 milhões de euros aos distritos da região Centro do País.
A região Norte é a mais atrasada, não se sabendo ainda o montante a disponibilizar para os respectivos distritos. Também relativamente ao Alentejo, as contas não estão fechadas. De referir que apesar dos esforços envidados, as federações de bombeiros do País viram recusada a hipótese de se candidataram em nome das suas federadas.
Assim, mantêm-se tudo como dantes, ou seja, apenas as autarquias, os bombeiros municipais e as associações humanitárias de bombeiros poderão continuar a presentar candidaturas no âmbito da “Prevenção e Gestão de Riscos” do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Saiba mais sobre esta matéria na edição em papel do "BP".
Fonte: Jornal BP