Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

29 de outubro de 2014

Ambulance Drone



Já dizia o velho ditado para a criatividade que “O Limite é o Céu”, e a este caso aplica-se da mesma forma. Salvar vidas Humanas é a acção mais importante no mundo da Emergência Medica, podendo ser agilizado o processo de sobre maneira com recurso a novas tecnologias!
“O Drone ambulância pode obter um desfibrilhador para um paciente dentro de uma zona de 12 quilómetros quadrados dentro de um minuto. Essa velocidade de resposta aumenta a possibilidade de sobrevivência após uma paragem cardíaca de 8% para 80%.”
É ainda um projecto em início de desenvolvimento, mas sem dúvida um projecto revolucionário e com uma visão que poderá trazer uma agilidade acrescida aos meios de socorro em determinados tipos de ambientes.

Isto porque cada um de nós (população em geral) tem o dever de ajudar o próximo…

Fonte:

Cerva: Bombeiros Organizaram Maior Mass Training SBV do País

Decorreu ontem dia 28 no pavilhão municipal de Cerva aquele que foi até hoje o maior exercício Mass Training de Suporte Básico de Vida realizado em Portugal.

Neste evento, participaram quase 800 formandos, tendo sido administrados ensinamentos básicos de suporte básico de vida por quase 40 formadores.

Na sessão de abertura estiveram presentes várias entidades locais, Carlos Carvalho, presidente da direção dos Bombeiros de Cerva, salientava a importância deste tipo de exercício para uma população que deve estar cada vez mais informada dos procedimentos a usar em caso de paragem respiratória, já o Comandante Distrital de Vila Real, Álvaro Ribeiro, fez questão de salientar que Cerva, tem um corpo de Bombeiros que deve servir de exemplo a muitos outros pelas iniciativas que vão tendo ao longo do ano, iniciativas essas, que por vezes podem salvar vidas.

Rui Alves, presidente da camara de Ribeira de Pena, também fez questão de estar presente neste evento, e na sessão de abertura fez questão de dizer que a camara sempre apoiou e continuara a apoiar todos os corpos de Bombeiros do seu concelho.

A responsável do INEM, enfermeira Isabel Costa, não conseguiu disfarçar a felicidade por estar presente no evento organizado pelo corpo de bombeiros de Cerva juntamente com o INEM.

“É um prazer enorme estar presente naquele que é o maior exercício de Mass Training SBV realizado até hoje em Portugal”, dizia na sessão de abertura.

Tiago Silva, organizador do evento e bombeiro de Cerva, dizia ao final do dia;

“Após 2 meses e alguns dias de puro trabalho, eis que os resultados estão a vista. Dedicação e empenho são as palavras de ordem e o combustível para continuarmos.
Agora o merecido descanso, uma noite para dormir sem preocupações...., pois já amanhã uma nova surpresa começa a ser preparada. Dia 24 de Janeiro de 2015 contamos com a visita de todos novamente a Cerva. É por isto que trabalhamos diariamente.”

De salientar que neste evento além dos formadores do INEM e dos Bombeiros de Cerva, estiveram presentes também formadores dos seguintes corpos de Bombeiros, Bombeiros de Vimioso, Bombeiros de Miranda do Douro, Bombeiros de Ribeira de Pena, Bombeiros Celoricenses, Bombeiros do Juncal, Bombeiros de Sever do Vouga, Bombeiros de Entre-os-Rios, Bombeiros Cabeceirenses e Bombeiros da Cruz Branca Vila Real.

Este evento teve os seguintes apoios:

INEM, município de Ribeira de pena, união freguesias de Cerva e Limões, Juvebombeiro - Núcleo de Cerva e Site BPS Bombeiros para sempre.