Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

30 de dezembro de 2010

30 Desfibrilhadores entregues a Corpos de Bombeiros

PEM_g

30 Desfibrilhadores entregues a Corpos de Bombeiros

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entregou 30 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) a Corporações de Bombeiros de todo o país, numa cerimónia que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, no dia 29 de Dezembro.

Esta cerimónia, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, do Presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, do Governador Civil de Lisboa, António Galamba, e um representante da Autoridade Nacional de Protecção Civil, assinalou o alargamento do Programa de DAE do INEM aos seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica(SIEM).

Miguel Soares de Oliveira destacou a prioridade que está a ser dada ao alargamento da rede de desfibrilhação, que se traduz numa melhor assistência médica às vítimas de paragem cardio-respiratória e uma melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos.

No futuro, o INEM pretende expandir a integração no seu programa de DAE a todas as entidades do SIEM que possuam um protocolo de Posto de Emergência Médica com o Instituto. Manuel Pizarro explicou que "estes 30 são os primeiros Desfibrilhadores Automáticos Externos a serem entregues, mas vamos continuar o alargamento da rede do SIEM. Em 2011, até ao final do primeiro semestre, serão entregues mais 100 aparelhos".

O Desfibrilhador Automático Externo é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardio-respiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico. O DAE regista som, electrocardiograma (ECG), fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido.

Fonte: INEM

17 de dezembro de 2010

Presidente da República em mensagem de Natal: “Bombeiros são uma referência ética e um pilar da sociedade”

“Os bombeiros são uma referência ética e um pilar da sociedade portuguesa”, refere o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na mensagem natalícia enviada aos bombeiros portugueses, através da Liga dos Bombeiros Portugueses, e que será reproduzida na íntegra na próxima edição do jornal “Bombeiros de Portugal”.

Nessa mensagem, Cavaco Silva lembra que, inclusive, “uma parcela significativa da coesão, da inclusão e da equidade da sociedade portuguesa está nas mãos dos seus bombeiros”.

O Presidente da República sublinha, por outro lado, que “o associativismo dos bombeiros tem-se revelado, na sua singularidade secular, muito eficaz na tarefa difícil de congregar dedicações individuais ao serviço da colectividade.”

A terminar a mensagem, Cavaco Silva endereça um feliz Natal e um próspero ano de 2011 aos bombeiros portugueses e às suas famílias exortando-os a que “nunca duvidem de que desempenham uma missão sublime”.

ESTUDO REVELA ALERTA PARA EFEITOS DA EXPOSIÇÃO DOS BOMBEIROS AO FUMO

A Universidade de Aveiro apresenta, hoje, os resultados de um estudo sobre os efeitos da exposição dos bombeiros ao fumo. Investigação coordenada pela UA revela que bombeiros estão expostos a níveis elevados de poluentes quando combatem incêndios florestais.

Face aos valores de exposição medidos e aos resultados dos testes médicos realizados é, segundo os investigadores, «inequívoco constatar que os bombeiros estão expostos a níveis de qualidade do ar considerados nocivos para a saúde humana e que, dependendo da duração da exposição, poderão mesmo colocar em risco a sua segurança».

Este dado leva a equipa de investigação a recomendar a utilização de equipamento adequado de protecção das vias respiratórias durante as operações de combate a incêndios.

As conclusões deste projecto, iniciado em 2008 pelas Universidades de Aveiro e Coimbra, e Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, em colaboração com os bombeiros de quatro corporações da região Centro, são apresentadas esta sexta-feira, a partir das 14h30, no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA.

Foram 3 anos de investigação que permitem adiantar estratégias e medidas de mitigação dos potenciais efeitos do fumo na saúde dos bombeiros. Participaram neste estudo as corporações de bombeiros de Albergaria-a-Velha, Castanheira de Pêra, Coimbra e Lousã.

Fonte: Terra Nova


9 de dezembro de 2010

Novo Blogue dos Bombeiros de Portugal e do Mundo!!

A pedido da administração do Blog "Diário de um Bombeiro" publicamos a mensagem por eles enviada:

"Dado o términus do Cantinho do Bombeiro, a administração decidiu criar um novo Blogue, que nada tem haver com nenhuma corporação em particular, mas sim, com todas as corporações do Mundo!!

Diário de Um Bombeiro – O dia a dia dos Bombeiros de Portugal e do Mundo

aceda em: http://www.diariobombeiro.blogspot.com

A administração agradece assim, que se possível, faça publicidade a este Blogue, e que nos ajude a crescer!!

A Bem da Humanidade,
Um Bem Haja,"

Bombeiros Querem Mandar Sozinhos

Uma análise à última época de incêndios, elaborada pela Liga dos Bombeiros Portugueses, revela várias dificuldades na atuação dos “soldados da paz” durante o combate às chamas.


De acordo com o relatório, a que o DIÁRIO AS BEIRAS teve acesso e que já foi entregue ao secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, este ano verificaram-se pelo menos 13 grandes falhas que tornaram o trabalho dos bombeiros portugueses mais complicado.

A pressão dos políticos nos cenários de incêndio é uma das maiores dificuldades.

Além da questão política, o exame da Liga destaca também as dificuldades no fornecimento de água e combustível aos bombeiros, além das insuficientes pausas para descanso e alimentação dos bombeiros, durante o combate às chamas.

A “insistência” das Comissões Municipais de Proteção Civil em não acionar os Planos Municipais de Emergência em altura de incêndios é outra das críticas apontada pelo relatório.
Além das críticas, a Liga dos Bombeiros também apresenta propostas. A instituição defende que é necessário e urgente reestruturar a força de segurança, realizando “uma auditoria técnica a todos os corpos de bombeiros do continente” com o objetivo de definir “um Plano Integrado de Requalificação (…) no domínio dos equipamentos, formação e recursos humanos”.

A Liga quer ainda “rever a Lei Orgânica da Associação Nacional de Proteção Civil, criando no âmbito da mesma uma Estrutura Operacional de Bombeiros, com comando próprio”.

Neste caso, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra está de acordo com a Liga, lembrando que esta alteração tem sido uma “proposta forte da federação”. Segundo Jaime Soares, “a Proteção Civil tem de assumir um papel de coordenação”.

O responsável alerta para o facto de os bombeiros, “que não pertencem à estrutura do Estado”, serem “comandados pela Proteção Civil”, descrevendo esta situação como “demagogia”. Para o responsável, a situação baseia-se na manutenção de “um processo surrealista” e é com pena que afirma que “os bombeiros dão tudo e calam-se a tudo”.

Fonte: asbeiras.pt