Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

30 de dezembro de 2010

30 Desfibrilhadores entregues a Corpos de Bombeiros

PEM_g

30 Desfibrilhadores entregues a Corpos de Bombeiros

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entregou 30 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) a Corporações de Bombeiros de todo o país, numa cerimónia que decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, no dia 29 de Dezembro.

Esta cerimónia, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, do Presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, do Governador Civil de Lisboa, António Galamba, e um representante da Autoridade Nacional de Protecção Civil, assinalou o alargamento do Programa de DAE do INEM aos seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica(SIEM).

Miguel Soares de Oliveira destacou a prioridade que está a ser dada ao alargamento da rede de desfibrilhação, que se traduz numa melhor assistência médica às vítimas de paragem cardio-respiratória e uma melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos.

No futuro, o INEM pretende expandir a integração no seu programa de DAE a todas as entidades do SIEM que possuam um protocolo de Posto de Emergência Médica com o Instituto. Manuel Pizarro explicou que "estes 30 são os primeiros Desfibrilhadores Automáticos Externos a serem entregues, mas vamos continuar o alargamento da rede do SIEM. Em 2011, até ao final do primeiro semestre, serão entregues mais 100 aparelhos".

O Desfibrilhador Automático Externo é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardio-respiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico. O DAE regista som, electrocardiograma (ECG), fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido.

Fonte: INEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário