A poucos dias da aprovação da Directiva Operacional Nacional, em sede de Comissão Nacional de Protecção Civil, fonte do Ministério da Administração Interna confirmou ao “BP” que o dispositivo aéreo para este Verão contará com 41 meios aéreos, dos quais apenas dois serão aviões anfíbios, com capacidade para transporte de três mil litros de água. Comparando com 2010, o Verão deste ano terá menos 15 aeronaves.
De fora ficam os populares Canadair, porque, e na sequência da estratégia a adoptar e que decorre dos anunciados cortes orçamentais, a principal aposta vai para os helicópteros ligeiros e médios (35) que dão resposta à missão de ataque inicial. Assim, e em matéria de aviões, o combate aéreo contará apenas com dois aviões Air Tractor.
Os cortes orçamentais vão também ter reflexos no dispositivo terrestre. Mesmo assim, e segundo a mesma fonte, as reduções nas ECIN ficarão abaixo dos 20 por cento anteriormente anunciados por Arnaldo Cruz, o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Tal como avança nesta edição Vasco Franco, o secretário de Estado da Protecção Civil, o dispositivo que será conhecido no próximo dia 19 de Abril foi elaborado com base num estudo prévio que leva em conta o histórico dos incêndios nos últimos anos. Os cortes nos meios humanos vão fazer sentir-se principalmente nos meses de Maio, Junho e Outubro.
Fonte: Jornal BP
Nenhum comentário:
Postar um comentário