Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

24 de junho de 2011

“Em tempo de guerra não se limpam armas”, diz Miguel Macedo

A promessa de mudar a tutela da Protecção Civil para o ministério da Defesa fica adiada. O novo ministro da Administração Interna diz que em plena época de incêndios não é oportuno avançar com mudanças. Numa visita, esta manhã, à Autoridade Nacional Protecção Civil, Miguel Macedo mostrou confiança no dispositivo existente.
“Transmiti ao senhor presidente, general Arnaldo Cruz, de forma muito clara, que o dispositivo que estava montado continua absolutamente intocável em todos os seus aspectos, em toda a sua operacionalidade durante este tempo todo”, garante Miguel Macedo.
O ministro da Administração Interna assevera ainda que “não se vai mexer em nada”.
“Como diz o povo e com razão: em tempo de guerra não se limpam armas”, remata. No entanto, Miguel Macedo não especificou se no futuro a Protecção Civil vai passar para o ministério da Defesa, como estava previsto no programa eleitoral do PSD, referindo que “aquilo que está neste momento previsto é o que é necessário para combater os incêndios”.

11 de junho de 2011

INEM passa a permitir acompanhamento dos doentes em ambulância de emergência

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) passou a reconhecer aos doentes transportados em ambulância do Instituto o direito de serem acompanhados por familiar ou pessoa de sua relação. Esta decisão, em vigor desde o passado dia 1 de Junho, tem por objectivo humanizar os cuidados de emergência médica, nomeadamente durante o transporte de doentes urgentes ou emergentes.

Pela Lei n.º 33/2009, de 14 de Julho, foi reconhecido e garantido a todo o cidadão admitido, num serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde, o direito de acompanhamento por uma pessoa por si indicada. Assim, considerou o INEM imprescindível estender a aplicação da lei mencionada ao transporte de doentes em ambulância de emergência do Instituto.

Assim, e zelando pela necessidade de aumentar o acesso à informação, poder de decisão e capacidade de participação na gestão da doença dos utentes e seus acompanhantes o INEM passa a permitir que os doentes sejam acompanhados por pessoa próxima. Para que os cuidados de emergência médica sejam eficazes, o acompanhamento não deverá comprometer as condições e requisitos técnicos da sua prestação.

Ao acompanhante será solicitado que mantenha uma conduta com urbanidade e que respeite e acate as instruções e indicações da tripulação de serviço. Compete ao chefe de equipa decidir, informar e explicar ao doente e acompanhante os motivos que legitimam ou impedem o respectivo acompanhamento e a sua manutenção.

O INEM dá assim mais um passo no sentido de uma maior abertura ao cidadão dos serviços por prestados pela Instituição. Este decisão foi já comunicada à Liga dos Bombeiros Portugueses e à Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), dado que 243 ambulâncias do INEM são operadas por corpos de bombeiros e Delegação de Faro da CVP.

3 de junho de 2011

Bombeiros do Distrito de Vila Real mais Preparados

Foi inaugurada no passado dia 28 de Maio, uma Unidade Local de Formação de bombeiros, sedeada nas instalações dos Bombeiros Voluntários Flavienses.



Esta Unidade Local de Formação (ULF), é um pólo de formação da Escola Nacional de Bombeiros, que dará a possibilidade aos voluntários dos corpos de bombeiros da região de efectuarem a sua formação no distrito, sem terem necessidade de se deslocar para outras zonas do país, como acontecia até aqui.


A ULF teve o apoio financeiro do Governo Civil de Vila Real (30.000€) e da Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real (5000€), no que diz respeito ao equipamento desta estrutura.
Trata-se de uma forma de fornecer aos bombeiros do Distrito uma ferramenta formativa que deverá levar a um incremento da sua capacidade de resposta e a uma maior eficácia dessa resposta a todos os desafios colocados ao nível da Protecção Civil, a bem de toda a população.


A par da cerimónia inaugural, procedeu-se também à 2ª fase da entrega de Equipamentos de Protecção Individual que constam do concurso público internacional lançado pelo Governo Civil de Vila Real, iniciativa que representa um investimento total de cerca de 320.000 euros.


Fonte: cyberjornal.net

Vídeo Institucional do INEM