Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

30 de junho de 2012

Incêndios: "Fase Charlie" do DECIF 2012 Inicia-se a 1 de Julho






Vai ter início no domingo, 1 de julho, a Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para o corrente ano, informou hoje a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Esta fase contará, até ao dia 30 de setembro, com o empenhamento de 9324 operacionais e 1982 veículos pertencentes aos Corpos de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” da ANPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e AFOCELCA, apoiados por 44 meios aéreos. Saliente-se que a GNR assegurará, ainda, o funcionamento de 237 postos de vigia.

A ANPC releva o empenho de todas as forças e instituições que integram o Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS), e que diariamente cooperam na luta contra o flagelo dos incêndios florestais, relembrando todavia o enorme papel do cidadão - que deve evitar assumir comportamentos de risco - para que o objetivo de redução da área ardida anual seja uma constante.

Fonte: regiao sul

29 de junho de 2012

Incêndio Florestal - Moreira de Jales - 28-06-2012 - Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar


O dia 28 de Junho de 2012 foi marcado por um dos poucos incêndios florestais que já decorreram durante a corrente época de Incêndios Florestais 2012

28 de junho de 2012

INEM: Esclarecimento Sobre o Dispositivo de Helicópteros de Emergência Médica


O INEM iniciará uma utilização conjunta de helicópteros com outras entidades do Estado. Para um melhor esclarecimento das populações, vem o INEM disponibilizar um conjunto de informação sobre o dispositivo de meios aéreos dedicados à emergência médica que estará disponível em território continental.

Como ponto prévio, informa‐se que o Ministério da Saúde contratualiza em regime de locação (aluguer), através do INEM, actualmente, 5 helicópteros. Até Junho de 2010 eram apenas 2 os helicópteros do INEM disponíveis durante 24 horas por dia, colocados um no Porto e outro em Lisboa para suprir todas as necessidades do País. O Ministério da Administração Interna tem 9 helicópteros próprios, propriedade da Empresa de Meios Aéreos (EMA), que utiliza durante o ano, fundamentalmente, para ações de resgaste/busca e salvamento e para vigilância e combate a incêndios. Aluga várias outras aeronaves para reforço do dispositivo de combate a incêndios florestais.

Pela primeira vez os dois Ministérios acima citados decidiram iniciar um modelo de partilha de meios aéreos, procurando sinergias com ganhos de eficácia e de eficiência.

O dispositivo de helicópteros de emergência médica (INEM) irá passar a ter duas configurações:

‐Durante a fase “Charlie” de combate aos incêndios florestais, de 1 de Julho a 30 de Setembro, o INEM terá à sua disposição quatro helicópteros ligeiros com equipas médicas nos seguintes locais:

Vila Real (Distrito de Vila Real), Santa Comba Dão (Distrito de Viseu), Loures (Distrito de Lisboa) e Beja* (Distrito de Beja) ou Loulé* (Distrito de Faro) *a definir;

Nos restantes nove meses do ano, o INEM terá à sua disposição cinco helicópteros com equipas médicas, nos seguintes locais:
2 KAMOV em Santa Comba Dão (Distrito de Viseu) e Loulé (Distrito de Faro)
3 helicópteros ligeiros em Vila Real (Distrito de Vila Real), Loures (Distrito de Lisboa) e Beja (Distrito de Beja)

Para além destes estará disponível: um helicóptero Eurocopter AS‐350B3 Ecureuil, em Ponte de Sor (Distrito de Portalegre), este sem equipa médica. Permitirá ir aos locais das ocorrências e, se necessário, trazer a vítima com a equipa INEM terrestre para o Hospital de destino, melhorando a capacidade de evacuação aérea rápida de uma parte significativa da população do Alentejo.

Refira‐se ainda que para além destes meios, o INEM poderá ainda utilizar outras das aeronaves que a Proteção Civil tenha em utilização, numa verdadeira partilha de meios.

Com a nova localização dos meios aéreos, o INEM considera que irá melhorar de forma muito significativa a cobertura de todo o território continental. A título de exemplo, alguns distritos da região Centro e do Alentejo passam a ter um meio aéreo disponível em muito menor tempo do que aquilo que acontece neste momento, sendo portanto francamente beneficiadas.



 


Entre janeiro e maio de 2012, foram transportados 411 doentes, o que faz uma média diária de 2,7 doentes transportados. Aplicado aos cinco helicópteros atualmente existentes, estes números significam uma média diária de 0,5 doentes transportados por helicóptero.

Com a partilha de meios aéreos, o INEM obterá uma redução de custos de 2 milhões de euros, que serão aplicados na continuidade do crescimento do Instituto, com a abertura de novos meios, substituição de ambulâncias e viaturas médicas, investimentos em novas tecnologias, etc. A título de exemplo refira‐se que vão ser colocadas duas novas ambulâncias INEM em Aguiar da Beira e Macedo de Cavaleiros (concelhos onde atualmente estão localizados dois helicópteros), garantindo assim uma resposta diferenciada em tempo útil à população desses concelhos.

Em suma, o dispositivo futuro terá condições para dar melhor resposta às necessidades da utilização de meios aéreos na emergência médica pré‐hospitalar em todo o território continental. Por outro lado, contrariamente à ideia que tem sido avançada em diversos fóruns, não vão haver regiões do território continental que deixam de estar servidas por este tipo de meio: antes pelo contrário, o futuro dispositivo irá assegurar uma cobertura do território mais equilibrada e equitativa nos tempos de chegada em tempo útil, de meios aéreos de emergência médica.

Macedo aprova Moção pela Manutenção do Helicóptero do INEM





O PS exige a manutenção do Helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros. Na última Assembleia Municipal o grupo socialista apresentou uma moção contra a saída da aeronave estacionada na cidade e contra o que considera ser um esvaziamento do concelho.  “É uma moção abrangente pois não se refere exclusivamente à questão da saída do helicóptero, mas pretende alertar a câmara municipal sobre aquilo que se vai falando, nomeadamente a Carta Hospitalar, não se traduza em efectivo e implique o esvaziamento do concelho”, refere.O líder da concelhia socialista mostra-se indignado com esta decisão do Governo.

E em resposta ao deputado Adão Silva, Rui Vaz frisa que o parlamentar deveria ser o primeiro a defender o concelho macedense. “O deputado que é também o presidente da assembleia municipal de Macedo foi o primeiro a vir a público dizer que concordava com a retirada do helicóptero para Vila Real”, critica, lembrando que “o helicóptero estacionado em Macedo opera nos distritos de Bragança, Vila Real e parte do distrito da Guarda e ele está capacitado para fazer a diferenciação necessária para colocar o doente onde for preciso. Não anda de hospital em hospital a passear doentes”, esclarece.

A moção foi aprovada com 43 votos a favor e 26 abstenção.

Fonte: brigantia.pt

INEM: Bragança Considera Inaceitável Retirada de Helicóptero de Macedo de Cavaleiros


A Câmara de Bragança classificou hoje de inaceitável a retirada do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros por deixar as populações abandonadas e exige que a medida seja revista.

A posição tomada em reunião do executivo camarário seguirá para o primeiro-ministro e os ministros da Saúde e da Administração Interna, segundo a anunciou o executivo social-democrata liderado por Jorge Nunes.

"Será que com esta situação de abandono e esquecimento nos querem obrigar a olhar para Espanha como "a alternativa", questiona no documento.

Fonte: Visao \ Lusa

27 de junho de 2012

Atrasos em Concursos Não Deixam Renovar Ambulâncias



O INEM tem dezenas de ambulâncias a pedir substituição. A Comissão de Trabalhadores diz que "é urgente rever a frota". A Direção do instituto justifica o problema com atrasos nos concursos.

Afrota do INEM apresenta evidentes sinais de desgaste. Tem muitas ambulâncias com oito anos, milhares de quilómetros feitos em cidade e debaixo da pressão da condução de emergência. "São desconfortáveis e inseguras para doentes e tripulantes", garante Rui Gonçalves, coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT) do INEM, que pede a renovação "urgente" da frota própria e dos parceiros (Bombeiros e Cruz Vermelha).

Fonte: JN

25 de junho de 2012

Construção do Novo Quartel Já Arrancou



Já foi dado inicio aos trabalhos de preparação do terreno para que possa ser construído o novo quartel do Bombeiros em Vila Pouca de Aguiar.

24 de junho de 2012

Helicópteros do INEM no Norte Ficam Alocados em Vila Real




Adão Silva, deputado do PSD eleito pelo distrito de Bragança, considera "uma boa solução" a centralização do helicóptero do INEM que servirá o Norte do país em Vila Real, o que levará à saída de um dos dois meios emergência da região, nomeadamente de Macedo de Cavaleiros, onde está sediado há cerca de três anos.

O outro está alocado em Baltar, na Póvoa de Varzim, mas também sairá desta zona, uma vez que os meios aéreos de socorro vão ser reposicionados. Para o deputado a mudança do helicóptero para o distrito vizinho trata-se "de uma resposta de qualidade, atempada, tecnologicamente capaz e humanamente aceitável".

Adão Silva falava, este sábado à tarde, à margem da inauguração da Feira de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros, onde disse que tem a garantia do secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde de que os dois helicópteros INEM que operam no Norte, em Baltar e Macedo de Cavaleiros, vão deixar de operar para ficar apenas em funcionamento um meio aéreo, que será instalado em Vila Real, cujo hospital dispõe de uma Urgência Polivalente. 

Apesar de haver alguma perda de postos de trabalho, a "solução vai ser melhor", frisou Adão Silva. "Porque se pode responder ao socorro de vidas em perigo de uma forma mais eficaz e transporta-se o doente para o lugar certo sem andar a perder tempo entre hospitais intermédios, nomeadamente o de Bragança, onde existe falta de especialistas como Cardiologistas, uma vez que no distrito só há um", afirmou. 

Macedo de Cavaleiros passará a dispor de uma ambulância de Suporte Avançado de Vida devido à supressão do helicóptero, que tinha sido instalado no concelho na sequência de um protocolo entre os municípios do distrito de Bragança e o Ministério da Saúde aquando do encerramento dos SAP (Serviço de Atendimento Permanente) em vários centros de saúde. 

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, está contra a perda de mais um serviço público no concelho, e diz que o helicóptero do INEM tem sido "extraordinário para a região que é isolada". Além disso lembrou que foi realizado um investimento de 300 mil euros na criação de um heliporto e hangar, "que assim fica desperdiçado". 

Fonte: JN

22 de junho de 2012

Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar Representados na Feira do Granito 2012









A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de  Vila Pouca de Aguiar está  representada na Feira do Granito 2012 realizada anualmente no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

A Feira do Granito 2012 terá inicio às 18 horas do dia 22 de Junho de 2012 e encerrará Às 20 horas do dia 24 de Junho. 

20 de junho de 2012

Arrancou a Construção do Quartel

O dia 18 de Junho entra para história dos soldados da paz do concelho de Vila Pouca de Aguiar porque marca o início da construção do Quartel de Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar que é um equipamento há muito desejado pela comunidade local.
As obras com as máquinas a fazer desaterros e movimentos de terras decorrem, desde esta segunda-feira, na Brangada (o antigo lugar da feira), onde começa a ser implementada aquela que será a futura casa dos bombeiros aguiarenses. 

Com o panorama de um novo quartel, o presidente da Câmara Municipal, Domingos Dias considera que “assim são criadas melhores condições para que a proteção civil dos cidadãos, seja melhor e cada vez mais eficaz” porquanto existem “mais e melhores meios, mais e melhor proteção civil que decorre de uma evidente qualidade de instalações para os nossos soldados da paz”. 

Orçado em cerca de um milhão de euros, o edifício começou a ser construído de raiz, numa área de cerca de 1.200 m2, com quatro pisos para aquartelar as viaturas, acolher as camaratas e implementar os serviços. A candidatura “Quartel de Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar” tem financiamento aprovado numa parcela com 5.712, 80m2, localizada na respetiva área a Sul de Vila Pouca de Aguiar.

As fundações e estrutura, instalações elétricas e de telecomunicações, segurança contra incêndios, acabamentos e arranjos exteriores fazem parte dos trabalhos a executar. O edifício aproveita o terreno em socalco num projeto que mereceu o parecer favorável da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) pelo “aumento da capacidade dos agentes de protecção civil na prestação de socorro às populações”.

Fonte: Jornal do Nordeste

17 de junho de 2012

Conselhos do INEM Para Um Verão em Segurança

O INEM aconselha:

Os afogamentos são frequentes, pelo que:
- Junto a qualquer local com água vigie atentamente as crianças. Utilize boias e braçadeiras adaptadas à idade da criança e ensine-a a nadar o mais cedo possível.
- Opte por praias vigiadas e não mergulhe em locais desconhecidos.
- Respeite as bandeiras e as indicações dos nadadores-salvadores.

As queimaduras solares constituem um perigo com consequências nefastas para a sua saúde:
- Evite a exposição solar entre as 11h30 e as 16h30.
- Exponha-se ao sol de forma gradual e progressiva.
- A melhor proteção é a sombra e o vestuário: use chapéus, óculos de sol e protetor labial.
- Aplique um protetor solar com índice de proteção superior a 20.
- Tenha especial atenção aos bebés e crianças. Os bebés com menos de um ano não devem ser expostos ao sol.
- Não adormeça ao Sol: movimente-se e molhe-se de vez em quando.
- Esteja atento aos dias nublados e ventosos: os raios UV ultrapassam facilmente as nuvens e podem provocar escaldões.
- Evite em absoluto os solários e outras fontes artificiais de luz ultravioleta.
- Evite excessos de higiene antes de se expor ao Sol: deixam a pele mais vulnerável.
- Ingira líquidos não alcoólicos para evitar a desidratação.
- Coma fruta fresca e legumes: são ricos em caroteno e vitaminas e ajudam a pele a defender-se melhor da radiação UV.

Quando passar férias fora de casa tenha em atenção que está num ambiente novo para si:
- Faça uma inspeção ao local onde se encontra, tendo em atenção a localização de escadas, tomadas elétricas e zonas de armazenamento de produtos que possam apresentar riscos para as crianças.
- Tenha atenção aos espaços exteriores, identificando situações de perigo potencial.
- Ao praticar desportos como ciclismo, skate ou patins, utilize o equipamento de proteção adequado: capacete, joalheiras e cotoveleiras.
- Cuidado com os churrascos. Faça-os em locais apropriados e de forma a evitar incêndios.

As intoxicações alimentares são uma situação frequente, pelo que:
- Consuma alimentos frescos.
- Lave bem as mãos antes e depois de manusear alimentos.
- Respeite os prazos de validade e acondicione corretamente os alimentos.

Em caso de intoxicação alimentar ou medicamentosa, ingestão de produtos tóxicos, contaminação da pele, picadas de animais ou inalação de fumos, mantenha a calma e contacte o Centro de Informação Antivenenos (CIAV), através do número 808 250 143.

Tenha um verão em segurança. Em caso de emergência, ligue 112.