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8 de fevereiro de 2010

Viaturas e Condução Todo-o-Terreno


Nas actividades dos Bombeiros, as características das viaturas e dos motoristas são fundamentais para que se tire o máximo proveito do material com toda a segurança.
Incêndios Florestais, em Trás-os-Montes, temos uma orografia (relevo) bastante acidentada, com acessos difíceis, o que complica o trabalho dos motoristas e das viaturas.
Neste artigo vou tentar desmistificar que “colocar as viaturas em locais difíceis, é estragar material” muitas vezes ouvimos isso, e agora eu pergunto. Será que por tentarmos tirar todo o partido das viaturas, mesmo que as vezes pareça demasiado, é estragar? Eu defendo que não, as viaturas não se danificam por andarem em situações perto do limite, mas sim por muitas vezes serem mal utilizadas . Grande parte das vezes essa má utilização vem de quem pensa que mais entende do assunto, mas na realidade não passa de um “maçarico”.
Para a condução todo o terreno é necessário ter algumas considerações em especial, visto que não estamos a conduzir numa via com uma superfície regular. Para que possamos fazer uma boa condução todo-o-terreno temos de adequar a velocidade aos obstáculos, tentar colocar as rodas o mais elevadas possível, de modo a que nada nos prenda por baixo, utilizar convenientemente a caixa de velocidades e a embraiagem, etc...
Concluíndo, nem sempre explorar os limites das viaturas implica danificar, desde que se saiba o que se faz. Muitas vezes esse pequeno explorar ajuda e muito no combate às chamas, por isso volto a realçar, explorar a viatura na sua totalidade e submetê-la a esforços desde que controlados não danificam...

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