Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

18 de abril de 2011

Confirmadas 41 Aeronaves

A poucos dias da aprovação da Directiva Operacional Nacional, em sede de Comissão Nacional de Protecção Civil, fonte do Ministério da Administração Interna confirmou ao “BP” que o dispositivo aéreo para este Verão contará com 41 meios aéreos, dos quais apenas dois serão aviões anfíbios, com capacidade para transporte de três mil litros de água. Comparando com 2010, o Verão deste ano terá menos 15 aeronaves.

De fora ficam os populares Canadair, porque, e na sequência da estratégia a adoptar e que decorre dos anunciados cortes orçamentais, a principal aposta vai para os helicópteros ligeiros e médios (35) que dão resposta à missão de ataque inicial. Assim, e em matéria de aviões, o combate aéreo contará apenas com dois aviões Air Tractor.

Os cortes orçamentais vão também ter reflexos no dispositivo terrestre. Mesmo assim, e segundo a mesma fonte, as reduções nas ECIN ficarão abaixo dos 20 por cento anteriormente anunciados por Arnaldo Cruz, o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Tal como avança nesta edição Vasco Franco, o secretário de Estado da Protecção Civil, o dispositivo que será conhecido no próximo dia 19 de Abril foi elaborado com base num estudo prévio que leva em conta o histórico dos incêndios nos últimos anos. Os cortes nos meios humanos vão fazer sentir-se principalmente nos meses de Maio, Junho e Outubro.

Fonte: Jornal BP

Nenhum comentário:

Postar um comentário