Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

17 de abril de 2013

Viaturas: Uma Questão de Procura e Determinação

Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros


Vivemos numa época de crise, sobre a qual é difícil paras as corporações de Bombeiros adquirir novas viaturas e materiais, mas existem várias formas de o fazer.

Apesar de se ter evoluído muito nos últimos anos, ainda não conseguimos igualar o nível material das forças de protecção civil de outros países! Países esses que renovam a sua frota de viaturas com intervalos que não excedem a dezena de anos, sendo que a maioria destes estão em bom estado de conservação.

Nos últimos anos tenho visto algumas corporações a irem comprar a outros países algumas dessas viaturas, com um custo muito inferior a uma viatura da mesma tipologia nova em território nacional. É uma questão de racionar as economias dos corpos de bombeiros, obtendo mesmo que apesar de em 2ª mão material em bom estado capaz de suprir as necessidades operacionais.

Este caso específico falo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros que se deslocou a França adquirindo 3 viaturas pesadas todo-o-terreno como podemos verificar na foto acima.

Agora a questão que coloco é a seguinte: Não será mais produtivo adquirir duas ou três viaturas em 2ª mão mas em bom estado pelo mesmo preço de apenas uma viatura nova em território nacional?

Nenhum comentário:

Postar um comentário