Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

15 de fevereiro de 2013

Vila Real Investe 7,5 Milhões em Bombeiros e Protecção Civil


O distrito de Vila Real tem em curso um investimento de 7,5 milhões de euros na construção ou remodelação de quartéis de bombeiros, aquisição de viaturas combate a incêndio ou equipamento para a neve.

Segundo dados do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), foram aprovadas 17 candidaturas no distrito, com um investimento total de 7,5 milhões de euros, comparticipados pelos fundos comunitários em 6,4 milhões de euros.

No âmbito dessas candidaturas, é inaugurado no domingo o novo quartel dos bombeiros de Favaios, concelho de Alijó, que custou cerca de 900 mil euros.

Na festa de inauguração está já confirmada a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d’Ávila.

“Nós vivíamos em 80 metros quadrados e era impossível continuar a viver lá”, afirmou à agência Lusa Joaquim Barros, presidente da direcção dos Bombeiros de Favaios.

No velho edifício, os espaços são exíguos, as camaratas não possuem condições e só havia espaço para aparcar duas das nove viaturas da corporação.

Joaquim Barros referiu ainda que o quartel antigo vai ser vendido por 60 mil euros e que a verba resultante do negócio servirá para ajudar a pagar o investimento no novo edifício.

Esta obra contou ainda com um apoio financeiro da Câmara de Alijó e da Adega de Favaios.

Porque não é altura para gastos desnecessários, Joaquim Barros referiu que o novo quartel “é 100% operacional” e “sem luxos”.

Depois de concluído este sonho antigo, o responsável salientou que a grande preocupação da corporação se volta agora para a “falta de voluntários”, referindo que pelo menos 10 tiveram que emigrar nos últimos anos.

Em 2012, no distrito, foram inauguradas as obras de requalificação dos edifícios dos bombeiros de Peso da Régua e da Cruz Verde, no concelho de Vila Real.

Em Janeiro, foi a vez da corporação da Cruz Branca, também em Vila Real, inaugurar o novo quartel que resultou de uma candidatura no valor de 1,25 milhões de euros, comparticipada em 85%.

Na semana passada, foram os bombeiros da Salvação Pública de Chaves que se mudaram para a nova casa.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário