Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

20 de março de 2013

Bombeiro Cria Dispositivo Que Protege Veículos das Chamas


Um bombeiro de Gouveia está a desenvolver um dispositivo que monitoriza a temperatura exterior dos veículos de combate a incêndios florestais e acciona um mecanismo para evitar a sua destruição quando surpreendidos pelas chamas. 

O sistema ‘Fire Protection: autoprotecção e monitorização de veículos de bombeiros para o combate a incêndios florestais’ foi criado pelo bombeiro Sérgio Cipriano, estudante no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e administrador do portal www.bombeiros.pt, em colaboração com a empresa ‘Mangualdense Bruno Pessoa’. 

Ele diz que surgiu após verificar que, nos últimos dez anos, morreram em Portugal «67 bombeiros em missões de socorro, 20 dos quais em combate a incêndios florestais». 

O Ministério da Administração Interna aprovou, em 2010, um despacho que prevê que os novos veículos de combate a incêndios florestais disponham de uma estrutura tubular externa com cortina de protecção accionada, em caso de emergência, do interior da viatura. 

No entanto, «se ninguém carregar no botão [para que a motobomba entre em funcionamento e lance uma cortina de água], a viatura acaba por arder», comentou. 

O dispositivo ‘Fire Protection’ vem, segundo este bombeiro, colmatar esta falha, permitindo proteger os homens e o veículo de forma mais eficaz. 

«Com a aplicação de sensores de temperatura em redor do carro, conseguimos captar a temperatura que está exteriormente e, assim, o dispositivo, que foi aprovado em portaria, acciona automaticamente sem estar dependente da mão humana», disse Sérgio Cipriano à agência Lusa. 

A tecnologia está em desenvolvimento, faltando apenas «definir qual é a temperatura ideal que se pretende monitorizar no exterior». 

Em caso de acidente, o sistema também notificará a central de telecomunicações ou o comandante das operações, fornecendo as coordenadas GPS da viatura para envio imediato de meios de auxílio. 

O dispositivo será ainda suportado por um software que identifica, com precisão, um veículo num mapa cartográfico, tendo possibilidade de o imobilizar em caso de roubo e de enviar alertas para a central de telecomunicações em caso de capotamento, indicou. 

O sistema ‘Fire Protection’ terá um custo estimado de 1.600 euros, mas pode salvar vidas e evitar a destruição de veículos durante o combate às chamas, segundo o 

«É um dispositivo que acaba por ter um valor medio», disse Sérgio Cipriano, em comparação a um veículo de combate a incêndios florestais que custa entre 100 a 200 mil euros».

Fonte: ipjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário