Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

30 de outubro de 2013

Novo Segundo CODIS de Bragança Vêm da Força Aérea

Despacha hoje o diário da República que o Major Francisco António Tavares Cordeiro será o novo 2' CODIS.

José Moura, Comandante Nacional, propôs assim o substituto em falta no distrito de Bragança. Em despacho a nomeação é justificada pela "idoneidade, experiência e competências profissionais comummente reconhecidas".

Uma análise cuidada do seu perfil curricular, publicada no mesmo despacho, atira-nos logo com uma primeira ilação, este senhor muita experiência e formação detêm no que à Força Aérea diz respeito mas de Bombeiros ainda terá muito para aprender, quase que o melhor será começar por ler os conteúdos da Formação Inicial de Bombeiro, fica desde já aqui o Link da ENB: http://enbvirtual.com/mod/folder/view.php?id=1426

Repete-se o mesmo erro que têm sido comum nos últimos tempos, apesar de toda a capacidade de comando que possa eventualmente trazer da Força Aérea, algo que é notório pela formação que recebeu exposta no seu currículo, de protecção civil e principalmente da gestão de Incêndios Florestais, "zero", pelo menos pela análise curricular colada em diário da república. O mesmo não expõe se este Major algum dia foi Bombeiro, voluntário da CVP ou até mesmo de qualquer outra força.

Os Bombeiros já há muito tempo que vêm reclamando o comando entregue a quem dele traz conhecimento, experiência e anos de entrega. Não está em causa que o novo 2º CODIS não possa até fazer um bom trabalho de comando, mas fica uma análise quase que imediata que para nomear este senhor não haverá na estrutura dos Bombeiros de Bragança alguém que possa fazer melhor o trabalho aliado a alguma experiência na estrutura.

Com situações como esta se justifica muitas das reclamações feitas em todos os DECIF acerca das decisões tomadas em grandes teatros de operações assim como movimentos nas redes sociais revoltadas com esta forma de distribuir os cargos.

Deixo-vos a análise curricular, anexa ao despacho do Diário da República, para que possam vocês mesmos tirar as ilações que entenderem:

Major da Polícia Aérea Francisco António Tavares Cordeiro nasceu a 23 de maio de 1961 em Vinhais, Bragança. Foi promovido ao atual posto em 12 de maio de 2008. De janeiro de 2012 ate à presente data exerceu as funções de comandante de Esquadra de Polícia Aérea, Chefe do Gabinete de Segurança Militar, Oficial de Ligação do Comando da Base Aérea N.º 5 para a Proteção Civil Distrital de Leiria e Chairmain da Componente da Proteção da Força da European Expedictionary Air Wing (EEAW -F16) na Base Aérea n.º 5 em Monte Real.
Formação académica possui o 12.º ano de escolaridade.

Possui o Certificado de Competências Pedagógicas passado pelo IEFP. Na formação profissional destacam -se o Curso de Promoção a Oficial Superior, o Curso Básico de Comando, o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Permanente da Força Aérea Portuguesa, o Curso de Oficiais da Especialidade de Polícia Aérea, o Curso de Oficial de Tiro, o Curso de Reconhecimento e Pesquisa de Engenhos Explosivos, o Curso de Vigilância, Contra vigilância e Camuflagem, o Curso de Prevenção do Alcoolismo e toxicodependência, o Curso de Instrutores e Monitores da Escola de Recrutas, o Curso Pedagógico de Formadores e o Curso de Acompanhantes da UNAVE.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço e exerceu funções em várias Unidades e Estabelecimentos da Força Aérea, nomeadamente: Chefe do Departamento de Formação Militar, Docente da Área de Instrução Militar e Chefe do Gabinete de Segurança Militar na Academia da Força Aérea; Chefe do Gabinete do Comando e Comandante da Esquadrilha de Administração, Intendência e Pessoal no Aeródromo de Manobra n.º 1; Membro da Repartição de Operações e Exercícios no Comando Aéreo; Chefe do Gabinete de Segurança Militar e Chefe do Posto de Controlo na Base Aérea n.º 11; Comandante Interino da Esquadra de Polícia Aérea, Comandante da Esquadra de Pessoal e Comandante da Esquadrilha de Instrução da Esquadra de Pessoal na Base Aérea n.º 1; Membro do Núcleo de Combate à Droga do Gabinete de Segurança Militar, Adjunto do Comandante da Esquadra de Polícia Aérea no Comando Aéreo dos Açores; Oficial de Operações da Esquadra Polícia Aérea na Base Aérea n.º 6; Comandante de Esquadrilha da Esquadra de Polícia Aérea (Base Aérea n.º 5, Comando Aéreo dos Açores e Base Aérea n.º 1); Chefe de Secção de Manutenção/Equipamentos da Esquadra de Polícia Aérea e Chefe de Secção de Identificação da Esquadra de Polícia Aérea na Base Aérea n.º 4; Chefe da Secção de explorações da Esquadra de Intendência e Delegado de Segurança em Terra na Base Aérea n.º 5; Comandante de Pelotão da Esquadrilha de Policia Aérea e Oficial de Justiça no Aeródromo de Trânsito n.º 1; Instrutor/Monitor na Base Aérea n.º 3.

Cumpriu uma comissão de serviço em Timor Leste na célula de Civil -Military Co -operation (CIMIC) no Comando do Sector Central com ligação às Organizações Governamentais (OG`s) tais como United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) e International Organization for Migration (IOM) e Organizações não Governamentais (ONG´s) tais como OIKOS e AMI, para a deslocação e integração de refugiados timorenses vindos da Indonésia. Também chefiou uma equipa em ATAURO no processo de preparação do recenseamento da população timorense, com vista à realização de eleições.

Possui certificação de Segurança e Credenciação correspondente às funções de Chefe do Gabinete de Segurança Militar, quer a nível NATO quer da EU. Da sua folha de serviço constam 7 Louvores Nacionais, Menção Honrosa do General Comandante Operacional da FAP, Três Menções Honrosas do General Comandante da Academia da Força Aérea e Menção Honrosa do Comandante do Destacamento Americano na Base Aérea n.º 4.
É condecorado com a Medalha de Mérito Militar de 2.ª Classe, Medalha de Mérito Militar de 3.ª Classe, Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar, Medalha de Prata de Comportamento Exemplar e Medalha da ONU/ UNTAET. 

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário