Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

10 de maio de 2014

Bombeiros Querem Controlo de Itinerários de Matérias Perigosas Obrigatório Por Lei

Segundo dados da ANPC, entre 2011 e 2013 foram 59 as ocorrências registadas em Portugal envolvendo viaturas de transporte de matérias perigosas

Bombeiros, transportadores e Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) defenderam hoje, em Santa Maria da Feira, a necessidade de legislação que obrigue as empresas que lidam com matérias perigosas a comunicar os itinerários viários dessas substâncias.

"É muito difícil fazer o controlo do tráfego rodoviário de matérias perigosas", disse José Bismarck, comandante distrital de operações de socorro de Aveiro, acrescentando que “há muitos camiões que vão para todo o país e para Espanha, sem haver controlo sobre o que carregam".

Bismark falava nas II Jornadas Internacionais sobre Matérias Perigosas, numa iniciativa da corporação local de bombeiros - que integra uma das quatro equipas do país especializadas no socorro a desastres com essas substâncias.

"Não há, de facto, uma obrigação de esse transporte ser controlado", disse o comandante distrital, frisando que "é permitido transportar no mesmo veículo produtos que são incompatíveis e isso é uma bomba-relógio".

Margarida Guedes, do Núcleo de Riscos e Alertas da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), revelou que está em curso em Aveiro um projeto-piloto destinado a testar procedimentos que facilitem a partilha dessa informação, mas admitiu que, "mesmo tentando convencer outras entidades da Administração quanto à necessidade de haver essa partilha”, ainda se está “muito longe de ter essa informação".

Durante os trabalhos das jornadas, um motorista especializado no transporte de matérias de risco confirmou a mesma perspetiva, afirmando que "furgões, carrinhas, anda aí tudo e, infelizmente, as leis são um bocadinho brandas, meiguinhas, pelo que as pessoas continuam a facilitar".

Segundo dados da ANPC, entre 2011 e 2013 foram 59 as ocorrências registadas em Portugal envolvendo viaturas de transporte de matérias perigosas, sendo que essas se verificaram com maior incidência nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Setúbal.

Fonte: ionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário