Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

1 de dezembro de 2012

Bombeiros de Baltar com Viatura Preparada para Desencarceramento em Carros Híbridos



Um veículo de combate a incêndios urbanos, e que funciona também como carro de desencarceramento, foi adquirido pelos Bombeiros Voluntários de Baltar. A viatura custou 200 mil euros, 85 por cento dos quais financiados pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), e vem substituir um exemplar com cerca de 30 anos. 

Para o comandante Delfim Cruz, a corporação fica, a partir de agora, com mais e melhores meios para combater incêndios como o que, em Maio deste ano, destruiu os pavilhões de quatro empresas situadas em Vandoma, Paredes. 

 Nova tesoura impede bombeiro de ser electocutado 

 "A viatura está equipada com todo o equipamento definido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil", garante Delfim Cruz, que, no entanto, destaca uma particularidade inovadora. "O carro dispõe de um equipamento multifunções. Trata-se de uma tesoura e de um expansor para veículos híbridos, que impede que o bombeiro seja electrocutado quando estiver a fazer um desencarceramento num carro deste género", explica. 

Entre o equipamento da nova viatura encontram-se também agulhetas com regulação automática de pressão e caudal, um ventilador que permite uma maior aproximação ao local do incêndio e um tanque de 200 litros de espuma. 

 A compra da viatura apresentada no último domingo foi feita através de uma candidatura ao QREN, que permite que 85 por cento dos 200 mil euros sejam suportados por fundos europeus. "Os restantes 30 mil euros serão pagos por nós com dinheiro que angariámos em diversas iniciativas que fomos realizando", refere o comandante Delfim Cruz. 

 No domingo, foi também dia de promoções em Baltar. Um chefe, cinco sub-chefes, um oficial de bombeiro de 2ª e 18 bombeiros de 2ª classe receberam as novas insígnias.

Fonte: verdadeiroolhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário