Olá a todos

Este blog possui gestão privada, não tendo qualquer ligação oficiosa à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar. Todos os textos colocados são da responsabilidade dos seus autores. Todos os comentários feitos, são da responsabilidade de quem os escreve. Faça bom uso deste meio, os colaboradores agradecem.

9 de dezembro de 2012

INEM E Liga Dos Bombeiros Portugueses Acordam Actualização Da Tabela De Pagamentos Às Corporações


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) chegaram a acordo para a atualização da tabela de pagamentos às corporações de bombeiros pelos serviços prestados no âmbito da emergência médica pré-hospitalar. No total as corporações de bombeiros vão receber mais 1,2 milhões de euros.

A atualização da tabela de pagamentos do INEM às corporações de bombeiros prevê aumentos dos prémios de saída de 8,2 por cento para os Postos de Emergência Médica e 2,9 por cento para os Postos Reserva. Recorde-se que cada vez que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM acionam uma ambulância dos Bombeiros é pago um determinado quantitativo a estas entidades, conforme uma tabela que tem em consideração a formação dos tripulantes dessas ambulâncias e os quilómetros percorridos até à unidade de saúde.

Já no que diz respeito ao Subsídio Trimestral Fixo, regista-se uma atualização dos montante em mais 5,44 por cento. Este subsídio destina-se a comparticipar as despesas das corporações de bombeiros que têm aí localizada uma ambulância cedida pelo INEM.

Refira-se ainda que o INEM procede ao pagamento de um subsídio de valor unitário fixo por cada um dos serviços prestados destinado à aquisição de consumíveis. Neste caso este pagamento do INEM irá registar um aumento de 100 por cento, passado para dois euros por serviço realizado.

Com esta revisão das tabelas de pagamentos, cuja última atualização havia sido efetuada em 2008, o INEM considera efetuar um esforço considerável no sentido de valorizar o papel das corporações de bombeiros no âmbito da emergência médica pré-hospitalar. A nova tabela de pagamentos entra em vigor em Janeiro de 2013 e é possível concretizar fruto da racionalização da estrutura de despesas e de ganhos de eficiência que o INEM tem vindo a implementar.

Atualmente o INEM tem 252 Postos de Emergência Médica em corporações de bombeiros, aos quais estão atribuídas 265 ambulâncias do Instituto. Refira-se ainda que em 2011 o INEM equipou todos os Postos de Emergência Médica e a maioria dos Postos Reserva com Desfibrilhador Automático Externo, fornecendo os consumíveis e manutenção para estes equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário